quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Como não emburrecer no dia a dia!

 Como uma mulher faz para não emburrecer depois que vira mãe, dona de casa e trabalhadora tudo ao mesmo tempo?

É essa foi uma pergunta que me fiz há uns anos atrás.
Pois acumulando várias funções e sem tempo para estudar comecei a me sentir burra, vazia e com pouco a oferecer em uma conversa, mesmo que fosse entre amigas próximas.
Pensei comigo mesma, acho que estou fazendo coisas demais...

Hoje em dia falar sobre a vida os sentimentos, a casa, receitas, dicas de limpeza e de como facilitar a vida, são assuntos tabus para mulheres, coisa de quem não tem muito o que fazer e fica assistindo Ana Maria e Bem Simples de manhã.
Nós precisamos ser produtivas, inteligentes, bem colocadas e falar sobre mercado de trabalho, política, artes, etc, etc...
O mais profundo que chegamos é na novela das oito ou no seriado que assistimos depois que terminamos todas as tarefas.

Sobra pouco espaço para compartilhar o que aprendemos, vivemos e o que sentimos realmente. Sobre o que estudamos ou gostaríamos de aprender, músicas, livros e assuntos que gostaríamos de conhecer ou aprofundar. Espaço para meditar ou realizar práticas de equilíbrio emocional e espiritual nem viram assunto. Fica até esquisito falar.

Foi assim, vivendo um dia a dia corrido que percebi que um sentimento estranho de estar esquecendo o que havia aprendido estava tomando conta de mim e meus conhecimentos estavam sendo continuamente engavetados em algum lugar de meu cérebro por falta de uso.
Fiquei muito chateada ao fazer esta constatação que os assuntos que eu gostava e aos quais dediquei boa parte de minha vida estavam se perdendo em pilhas de louça para lavar e tarefas infinitas em minha lista de coisas a fazer.

Me revoltei por algum tempo com esta situação, mas me sentia de mãos atadas. A rotina ia me engolindo ferozmente. E o esquecimento tomava conta de mim.

Foi aí que me lembrei de uma frase sábia de minha avó, que dizia “enquanto faz o afazeres domésticos lembre de coisas que estudou para não desaprender.” Ela contava que a minha bisavó ao cuidar da casa recitava os Reis da França. Bom, se isso era lenda ou não eu não sei, o fato é que minha avó tinha uma memória incrível apesar de não ser muito chegada dos afazeres domésticos.

De repente foi como se uma lampadinha acendesse em cima de minha cabeça!
Veio então uma ideia brilhante!
Santo Ipad!
Santo Youtube!
Que me permitiram manter a chama do conhecimento acesa.

Simples assim, já explico. Enquanto faço meus afazeres domésticos e tarefas mil escuto um de meus youtubers preferidos  (deixo alguns links aqui: Flávio Gikovate,  GasparettoGeração de ValorSeiiti Arata) falar sobre assuntos diversos que me atualizam e enquanto cozinho ouço afirmações interessantes de pessoas queridas como a Mirna Grzich e Afrimações de Luise Hay que além de tornarem a comida mais gostosa energeticamente me ajudam a levantar o animo.
Em momentos de espera, como levar filhos a dentista e a aulas de sei lá o quê e tenho que esperar leio livros baixados da internet e também levo livros impressos, pois sou antiga e os adoro. São excelentes companheiros.

Bom a vida ficou mais interessante e eu passei a me sentir mais capaz de conversar com as pessoas ao meu redor sem parecer vazia ou a louca da cozinha.

Se a dica serviu para você fico feliz!
Aguardo seu comentário e sugestões!

Nenhum comentário:

Postar um comentário