quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Desespero nosso de cada dia! O Filme

Escrevi este texto em um momento em que lutava com meus próprios pensamentos e emoções negativistas e percebi que isso me ajudou a vencê-los e a ficar em paz e por isso resolvi compartilhar.

Tenho visto muitas pessoas entrarem em desespero... dentro e fora do consultório pelas situações mais diversas. Desde uma fechada no trânsito e uma prova na escola até sérios problemas de relacionamento, financeiro e de saúde.
O desespero é aquele momento em que sua cabeça entra em looping com falas e pensamentos negativistas e repetitivos, sobre tudo o que não está dando certo ou que pode não dar certo no futuro e que simplesmente não se consegue compreender mais nada.
O chão some, o estômago fica fechado e o coração gelado.
Tudo é cinza e se não sente mais nem gosto, nem sabor e nem cheiro.
A sensação de angústia e os pensamentos negativos estão ali quando se vai dormir e quando se acorda. Esta presente também nas tarefas diárias e não se consegue dar conta porque meio sem perceber estes pensamentos e sensações consomem a energia e tempo, deixando no lugar uma sensação de vazio e tristeza.  Isso acontece por que a cabeça e corpo ficaram tão focados e viciados naquela determinada situação que  não se vê mais saída. Não se vê mais graça na vida, não se vê mais colorido e beleza a volta e tudo o que outras as pessoas falam e fazem parece remeter ao problema que se tem na cabeça. E pior na mente e nas emoções se revive dez milhões de vezes a mesma situação. É como se um filme passasse na cabeça repetidas vezes sem que se tenha qualquer controle sobre ele. Até que a conclusão a que se chega é a de que não  existe saída, e que não há o que fazer e não há formas de melhorar. A única solução para acabar com todo esse sofrimento seria sumir e largar tudo, ou para os mais raivosos a solução seria explodir tudo.
A situação chega a tal ponto que só se pensa em sair dela de uma forma mágica, como por exemplo ganhar na loteria ou de uma forma trágica que seria por fim a própria vida.

O importante nessas horas é saber que o filme de terror que estava passando na cabeça pode ter botão de Stop.
Não deixar que estas emoções e pensamentos tomem conta da situação lembrar que a todo momento se pode escolher melhorar e se reapoderar da força que está contida na própria situação para modificá-la.
 Para mudar uma situação de alto stress e pressão é necessário que tenhamos o apoio, compreensão e força de vontade.  Não basta tomar remédios se não procurar algum tipo de terapia e de suporte espiritual que ajude a mudar os pensamentos e comportamentos, ou seja escolher mudar o filme que estava passando na cabeça para algum mais leve e alegre.
Olhar o mundo a volta com gratidão pelas pequenas coisas também é uma boa e reconforta bastante.
Realizar trabalhos voluntários onde se consiga sair da situação vivida e ajudar o próximo pode colaborar para vermos que todos nós somos temos situações complicadas na vida e que se as encararmos como aprendizados e desafios com certeza será mais leve viver.
Sabe, as mudanças por vezes são lentas por isso também é necessária uma boa dose de fé, paciência, aceitação e compaixão consigo mesmo para que não sair no meio do filme.










Nenhum comentário:

Postar um comentário